Visto: o divisor de águas! Pâmela Falarara

Essa semana estamos falando sobre o visto, esse bendito que é tão importante e decisivo para nosso futuro como au pairs! A razão pela qual ele é o divisor de águas é simples: você sente o maior medo, a maior ansiedade do mundo antes dele e o maior alívio, a maior tranquilidade depois (isto é, se você tem seu visto concedido...)!

Tenho um blog pessoal no qual contei detalhadamente como foi todo o meu processo de visto, desde os documentos que levei até uma reprodução o mais fiel possível da entrevista no consulado. Por isso, para não fazer um simples CTRL+C CTRL+V, estou passando aqui o link do meu blog (http://www.aupairpursuinghappiness.blogspot.com.br/2012/05/o-temivel-v-day.html) e vou dar algumas dicas diferentes que não estão lá.


1. Em primeiro lugar, RELAXEM!!! Sei que é desnecessário dizer isso, afinal ninguém consegue relaxar, né? Mas é o seguinte: quando estive no consulado para a minha entrevista, não vi nenhum visto sendo negado, ninguém saindo com cara de choro nem nada. Então, acho que realmente está ficando mais fácil ter o visto concedido, contanto que a pessoa consiga provar VÍNCULOS CONSISTENTES! É aí que está o X da questão! Leve o máximo de comprovantes de vínculo e de renda possíveis e imagináveis!




2. A aparência é um ponto importante!! A gente sempre fica pensando: com que roupa eu vou? E o cabelo? E mimimi? (essa foi à la Jéssica). Bom, o importante é vestir algo DISCRETO, não muito informal, CONFORTÁVEL e prático!


Usei os seguintes looks:
  • CASV: Camisa branca, suéter claro, calça preta e sapato baixo preto; maquiagem beeeem leve; cabelo solto e controlado com o auxílio do secador; bolsa bem pequena, apenas com carteira, batom, docs.
  • Consulado: Blusa de gola alta preta, casaco de Inspetor Bugiganga cinza, calça jeans escura, sapato baixo preto (de novo!); cabelo solto no mesmo esquema do dia anterior; levei mochila pq fui de carona com a Jeh, então pude deixar no carro, mas entrei só com uma pastinha com os docs dentro.


*IMPORTANTE: No CASV, as pessoas estavam entrando com bolsa grande e celular (só desligado). Já no consulado, celular é proibidíssimo! Não lembro de ter visto pessoas com bolsa grande lá... mas é bom levar o mínimo possível pq tem que passar pela salinha estilo aeroporto, colocar as coisas na esteira e tal... e antes de entrar nessa salinha, tem que tirar casaco e afins pq eles tb passam pela esteira, então evitem muitos acessórios e camadas de roupas!

3. Aparência é importante, mas não é nada sem conteúdo, já ouviram isso??? Claro que aqui não podia ser diferente! Portanto, prepare-se para responder todo tipo de pergunta sobre você, sua família, sua viagem, sua HF, cidade em que vai morar etc. Não esqueçam também de que é preciso deixar muito claro sua intenção de retornar ao Brasil, portanto já tenha na manga alguns planos para quando retornar, mesmo que você não tenha muita certeza de que de fato quer ou vai realizá-los. E como se não bastasse, tenha em mente como responder isso tudo em INGLÊS!! Na minha entrevista, o cônsul perguntou bastantes coisitas em inglês... e fez mais de uma pergunta repetida, portanto, cuidado para não cair em contradição!



Infelizmente, não posso contribuir muito com o procedimento de preenchimento do DS e agendamento da entrevista porque quando fiz isso, o sistema estava em transição... então, essa parte pré-entrevista foi de acordo com o processo antigo, mas a entrevista em si caiu no procedimento novo. Mas qualquer dúvida, deixe um comentário aí que a gente busca solucionar!!

Toda a sorte para você, que vai o tirar o seu visto!

Muah!

Pâmela de Moura Falarara

0 comentários:

Postar um comentário